Itabuna inicia elaboração de Plano Municipal de Saneamento
A Prefeitura de Itabuna iniciou na tarde desta sexta-feira a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) que vai permitir ao município dispor de mecanismos eficazes referentes à captação, adução e tratamento de água; captação, transporte e tratamento de esgoto sanitário;, coleta, tratamento e disposição de resíduos sólidos; e drenagem de córregos e águas pluviais urbanas. A obrigatoriedade está na Lei nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico.
O Plano Municipal de Saneamento Básico deve ser elaborado no prazo de oito meses, contando com a mobilização da população que, através de conferência, seminário e audiências públicas, decidirá como deve o município se preparar para atender as exigências legais referentes ao saneamento básico. A coordenação das discussões caberá à empresa RK Engenharia e Consultoria, vencedora de processo de licitação realizado pela Prefeitura para contratação de empresa especializada para a elaboração do PMSB.
Nesta sexta-feira, os engenheiros Rosa Kytahara e Miguel Martinez Perez, da RK Consultoria, se reuniram com o presidente da Emasa, Ricardo Campos Pereira, e o diretor administrativo Geraldo Dantas, os técnicos Alfredo Melo, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano - Sedur; Miguel Augusto Silva Batista e Marcelo Andrade, da Secretaria de Planejamento e Tecnologia – Seplantec; Ana Carvalho, Deina Guanaes e Waleska Ribeiro Viana, da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente – Seagrima, que integram o Comitê Executivo do Plano Municipal de Saneamento Básico para apresentar o cronograma.
Ficou definido que a Emasa e as secretarias municipais vão ceder dados e informações técnicas para a consultoria que ficará encarregada de elaborar conjuntamente com o município as formas de mobilização da população e um calendário de datas para as atividades. Até o próximo dia 21 estará sendo executado o levantamento de dados técnicos referentes à captação, tratamento e distribuição de água, coleta e tratamento de esgotos, coleta e disposição de resíduos sólidos (lixo) e drenagem de córregos e águas pluviais.